Durante milhares de anos, as pessoas usaram plantas para tratar doenças. Hoje, apesar do avanço dos produtos farmacêuticos, as plantas medicinais continuam a ser uma parte importante da medicina popular e até da medicina tradicional. Muitas podem ser cultivadas em casa, criando a sua própria “farmácia verde”.
A aloé vera é uma das plantas medicinais mais populares. O seu gel alivia as queimaduras, acelera a cicatrização de feridas e hidrata a pele. O sumo de aloé também é utilizado para problemas digestivos. A planta é fácil de cultivar: requer apenas regas ligeiras e pouco frequentes.
A Kalanchoe é outro “médico caseiro”. O seu suco tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Na medicina popular, é utilizada para a coriza, estomatite e até úlceras. A flor propaga-se facilmente e cresce rapidamente.
A hortelã-pimenta não é apenas uma especiaria perfumada, mas também um remédio eficaz para as náuseas, dores de cabeça e insónias. O chá feito com folhas frescas de hortelã acalma o sistema nervoso e melhora a digestão. A hortelã pode ser cultivada num vaso no parapeito da janela, especialmente em locais ensolarados.
O alecrim é um poderoso antioxidante que melhora a memória e a concentração. O seu óleo essencial é usado para constipações e dores musculares. Em casa, o alecrim requer bastante luz e rega moderada, mas com os devidos cuidados irá deliciá-lo durante anos.
Publicidade