As árvores estão entre os organismos mais antigos e surpreendentes da Terra. Algumas são impressionantes em tamanho, outras em forma, idade ou capacidade de sobreviver em condições extremas. Estas maravilhas naturais evocam admiração e inspiram cientistas, artistas e viajantes de todo o mundo.
Os embondeiros de África são verdadeiros gigantes, com troncos enormes capazes de armazenar até 120.000 litros de água. São frequentemente designados por “árvores-barril”. Alguns exemplares atingem os 2.000 anos de idade. Os habitantes locais construíram armazéns, prisões e até grades dentro dos seus troncos!
As sequoias e os mamutes da Califórnia são as árvores mais altas e maciças do planeta. A Hyperion, uma sequoia do Parque Nacional das Sequoias, atinge 115,7 metros de altura — mais alta do que um edifício de 30 andares. Estas árvores podem viver mais de 3.000 anos e possuem uma casca única, resistente ao fogo e ao apodrecimento. A árvore Tula é uma figueira gigante da Índia, cujos ramos criam raízes no solo, formando novos troncos. Hoje, é uma floresta inteira de uma só árvore, cobrindo uma área de mais de 14.000 metros quadrados. Está listada no Livro de Recordes do Guinness como a maior árvore em área de copa.
No deserto do Namibe, cresce a Welwitschia mirabilis, uma planta que os botânicos classificam como uma gimnospérmica ancestral. Possui apenas duas folhas que crescem ao longo da sua vida, atingindo até 6 metros de comprimento. Apesar das condições adversas, vive até aos 2000 anos, alimentando-se da neblina do oceano.
Publicidade